sábado, 10 de setembro de 2011

Apresentação



A Biblioteca Monteiro Lobato funciona no Bloco E da Escola Estadual Luiz Nunes Direito. Com um acervo constituído de raridades e uma variedade de literaturas, a Biblioteca Monteiro Lobato,durante muito tempo, serviu como pólo de atendimento ao público escolar na Cidade Nova, mas ficou durante algum tempo fechada e passou a servir como depósito de livro didático.
Com o início de uma reforma que ainda não encerrou, a biblioteca perdeu um número expressivo de exemplares, tanto por extravio quanto por danificação em razão da chuva e da poeira a que ficaram expostos.
Em 2009, foram lotados naquele espaço pedagógico os professores Eronildes Nascimento e Wlademir Ferreira Filho. Começou aí a transformação do espaço da biblioteca. Os livros foram reorganizados e o espaço foi arrumado de forma a oferecer um atendimento minimamente digno de uma biblioteca.
De 2009 a 2010, para se ter uma ideia da mudança que se operou na biblioteca, mais de 2.500 empréstimos foram registrados, oficinas de leitura e produção de textos foram realizadas pelo professor Wlademir, aulas audiovisuais foram ministradas nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, em 2010, a professora Eronildes Nascimento realizou uma ampla ação de catalogação dos livros do acervo da biblioteca no sistema Biblioescola, sistema virtual de dados das bibliotecas escolares do Estado.
Em 2011, já com apenas o professor Wlademir lotado no espaço, a biblioteca passou por uma nova reorganização e por uma verdadeira faxina, com troca de móveis e lavagem das janelas da biblioteca. E o mais importante, neste ano, a Biblioteca Monteiro Lobato recebeu o Projeto Jornal Escolar e será a redação das mídias desse projeto, a saber: Jornal e Revista Eletrônica LND na Mídi@.
Essas ações têm mostrado que a Coordenação da Biblioteca Monteiro Lobato entende que longe de constituir mero depósito de livros, a biblioteca escolar é um centro ativo de aprendizagem. Nunca deve ser vista como mero apêndice das unidades escolares, mas como núcleo ligado ao pedagógico. Integrada à comunidade escolar, a biblioteca proporcionará a seu público leitor uma convivência harmoniosa com o mundo das ideias e da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário